segunda-feira, 5 de março de 2012

ENTREVISTA COM KAST - INFAMES CREW









KAST - INFLAMES CREW

T.C.C Gringo em Cwb ou 'Kast' (kastellano), Dwonz/Zmeck etc. em outros lugares. Assina Infames Crew desde 97 e faz parte do grupo de Rap Denots Mc´s. Pixador, Estuda Artes Visuais e Design Gráfico, ministra cursos de comunicação visual e workshops. Filiação Brasileira. Viveu no Paraguay ate a queda da ditadura. Mudou-se a Curitiba em 92, morou até 2005. Gosta de fazer Bomb´s e trabalhos abstratos com texturas. Seu trabalho foi destacado internacionalmente após voltar ao Paraguay e aplicar seu conhecimento sobre graffiti na cena local.



2 - O QUE VOCÊ PRETENDE CRIAR NO STREET OF STYLES CWB E O QUE ISSO ( SEU ESTILO )REPRESENTA PARA VOCÊ ?


No particular o meu estilo vem evoluindo, eu gosto do clássico, mais piro muito trabalhando nas cores, combinações e entrecortes, é uma nova linguajem que tenho desenvolvido nos últimos anos e se tornou icônica de certa forma e representa não só a mim, se não as 2 culturas que integram minha experiência atualmente. A espontaneidade é fundamental no meu trampo, espero compartir experiências e deixar uma marca na cidade que reflita nossa trajetória e toda energia que temos acontecendo ao nosso redor no evento. “ o graffiti pra mim é mais uma forma de comunicação entre artistas que arte em si. Eu não faço arte, alguns preferem chamar coisas que não compreendem totalmente de 'arte'.”



3 - QUAL A IMPORTÂNCIA PARA VOCÊ A PARTICICIPAÇÃO NO STREET OF STYLES CWB E NA SUA OPINIÃO O QUE O EVENTO INFLUÊNCIA PARA O GRAFFITI ?


No coletivo, primeiramente estamos com expectativa de colocar o nosso pais no mapa mundial do graffiti através do meu trabalho e dos meus parceiros aqui, representar o que tem de original a respeito de letras nas ruas do nosso Pais. Esse evento facilita essa visibilidade e conectividade entre artistas emergentes e mais experientes no intercambio de idéias isso vem de forma positiva na cena local e mundial.

4 - VOCê CONHECE CURITIBA ? QUAL A IMAGEM QUE VEM A CABEÇA QUANDO TE CITAM ESSA CIDADE E O QUE TE LEMBRA ( estilo , lugar , pessoa ) QUANDO SE FALA EM GRAFFITI CURITIBA ?

Eu me Tornei ativo no graffiti no bairro do Boa Vista/Ahú vista junto a um amigo chamado CARE. Nos anos seguintes acompanhei de perto grupos de pixadores e freqüentava os mesmos lugares, pixava a região central sempre que era possível. na época erá - MK - Os Crueís - Os manos - Sasquat - os 47 do são joão , os DJ - UZN, UBC - KIDS - zinha e eré + mocados, os pilantra, the magrões , anor+ , neoroze, + respeitados , rota e outros, e tambem os graffitis do dose, sid kid , cimpls, perê (os crueis) , cemso ( grande amigo) dan , coringa, frances TAC e outros grafiteiros que realizavam trabalhos mais elaborados. Estilo forte no bomb de rolinho, azul rosa e amarelo cor de calcinha no latex! tubão colorgin preto fosto a 7 reais, cascola, frio! festas no 66 e na chronic, trens da ALL, revista dest, munif tacla, twidows! travessa da lapa pistas do gaucho e ambiental, po varias! todas elas sempre foram palco dos graffiti local.. A escola de gravura da FAP e belas artes representa grande influencia para muitos artistas paranaenses



5 - VOCÊ ESTA VINDO COM RECURSOS PROPRIOS PARA O EVENTO ( PASSAGENS ) ? VOCÊ ACHA QUE FALTA ICENTIVOS CULTURAIS ( de orgãos publicos ou privados ) , COMO VOCÊ ACHA QUE PODERIA SER SOLUCIONADO ISSO ?


Sim, eu estou pagando minhas passagens e recursos adicionais, a questão no meu pais pra conseguir algum tipo de apoio é a seguinte. os projetos que requerem fundos privados ou estatais devem ser encaminhados com um ano de antecipação pra serem pré aprovados baixo normas burocráticas que devem ser cumpridas previamente, eles até liberam grana, mais tem que ser um projeto bem estruturado, nesse tipo de evento normalmente não há pré organização e os artistas e organizadores normalmente não começam seus projetos nas mesmas datas que nos podemos enviar as petições pra apoio aqui, .. tipo se eu apresentasse janeiro de 2011 ate teria chance de ser aprovado em algum lugar. Mais a real é a seguinte, quase ninguém apóia isso aqui e temos um longo caminho ainda e pra piorar eles dão preferência a desenhistas e ilustradores pois não entendem mesmo que significa o graffiti de verdade, então fica limitado a artistas que tem este beneficio mais não representam a cultura do graffiti nas ruas, somente usufruem desse meio pra se destacar em outras áreas e sacar lucro disso.
A solução primeiramente é a organização do evento ser seletiva na questão dos artistas, fazer um segmento e ver que representa e quem só ta ali por arrego, entrar em contato com os artistas com mais antecipação ou pre planejar os eventos no segundo semestre pra dar tempo de 1 ano pra pedir apoio. E o que é mais critico esta fora das nossas mãos que é a aceitação por parte dos patrocinadores eventuais em liberar fundos e apoiar artistas emergentes.



6 - EVENTOS COMO ESTE VOCÊ ACHA QUE CONTRIBUI PARA A SOCIEDADE EM TODO ? PORQUE ?


contribui sim ,pois a cidade carece de estímulos visuais, acho Curitiba uma cidade bonita com um verde preservado de certa forma através de intenções paisagísticas, que tem o seu paradigma obviamente, mais o graffiti brinda contraste na parte cinza da cidade e se integra bem assim como a paisagem pre planejada que expõe a prefeitura, os únicos estímulos na cidade são limitadores, placas, sinais de proibição e direções de caminho, o graffiti traz estímulos diferentes e relevantes aos olhos do cidadão que fazem pensar e refletir sobre outros fatores na sociedade.


7 - DEIXE SEU RECADO PARA QUEM TE AGUARDA POR AQUI .


As letras são a essência do graffiti, nosso trabalho é manter essa cultura viva e sempre em evolução, todo estilo parte de um posterior de alguma forma ou outra, street os styles é o lugar para demonstrar que o graffiti anda mais vivo que nunca graças ao trabalho imparavel de artistas que dão Nó aos olhos alheios com letras de primeira!
Atualmente escuto muita critica por parte dos admiradores do street art e afins que ficam gastando os pixadores e quem faz bomb vandal, muito deles são analfabetos no graffiti e não são capazes de entender as letras e da onde provêem os estilos e preferem só desenhar na rua, è mais fácil pros leigos desinformados que olham de fora admirarem um desenho na parede, que se dar o trabalho de decifrar nossa forma de comunicação de grafitero pra grafitero, acabam entendendo tudo errado e desviando e deformando a cultura do que realmente ela foi é e sempre será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário