quarta-feira, 14 de março de 2012

Entrevista com CISMA - Curitiba - Pr





1 – Quem é Cisma ?


Escritora de rua curitibana, iniciou sua trajetória pelo graffiti por volta de 2005. Tem seu trabalho focado na criação de personagens femininas e letras simples, que aparecem em diferentes suportes. Divide-se entre o graffiti, a arte e o design gráfico.
www.flickr.com/cisma

2- O que você pretende criar no Street of Styles Cwb e oque isso ( seu estilo ) representara para você ?

Pretendo criar algum desenho novo baseado nas coisas que tenho estudado nos últimos tempos: muita letra e talvez algo com meus personagens. Gosto de ter alguns esboços à mão, e dependendo do momento e do ambiente decido o que vou fazer. Mesmo assim, o graffiti finalizado é sempre uma surpresa pra mim. O que faço ou meu estilo, representa pra mim, principalmente, meu desenvolvimento, e a satisfação de fazer o que gosto... sempre busco fazer coisas novas, penso em criar um estilo que está mais associado ao jeito de pintar e a forma de pensar e fazer as coisas, do que somente com a estética.

3 - Qual a importância para você a participação no Street of Styles Cwb e na sua opinião oque o evento influência para o Graffiti ?

O evento é uma maneira de fortalecer o que temos de melhor na cena aqui, e uma oportunidade para os writers de outras cidades conhecerem Curitiba e o nosso graffiti. Além de ser um momento para encontrar os amigos, conhecer, aprender, trocar idéia...

4 - Você conhece Curitiba ? Qual a imagem que vem a cabeça quando te citam essa cidade e o que te lembra ( estilo , lugar , pessoa ) quando se fala em Graffiti Curitiba ?

Curitiba é minha cidade, aqui estou em casa. Quando se fala em graffiti em Curitiba, tendo a associar a minha própria trajetória, isto é, a minha experiência nas ruas, e tudo que conheci e aprendi com os outros writers daqui. Acho que cada lugar tem suas peculiaridades, a forma de interagir com a cidade, a realação com as pessoas, etc, e em tudo isso, Curitiba é uma cidade interessante, com grande potencial, com pessoas dedicadas e criativas, e uma gama de estilos bem variada que aos poucos está se desenvolvendo.


5 - Você esta vindo com recursos proprios para o evento ( passagens ) ? Você acha que falta incentivos culturais ( de órgãos públicos ou privados ) , como você acha que poderia ser solucionado isso ?



Vejo poucos projetos ou muitas vezes nenhum, de iniciativa privada ou pública que nos apoiem ou incentivem. Além de que, alguns dos poucos projetos que surgem, tem em suas propostas, uma visão equivocada dos artistas ou do próprio graffiti. Acredito que o encontro possa ajudar a educar e facilitar as coisas nesse sentido.
Independente disso, o que eu sei, é que com esse incentivo ou não, vamos continuar pintando.

6 - Eventos como este você acha que contribui para a sociedade em todo ? Porque ?


Sim. A população nem sempre tem acesso a cultura, e o evento é uma forma de levar a arte até as pessoas, gerar informação e conhecimento.

7 - Deixe seu recado para quem te aguarda aqui .

Nos vemos em Abril!

Parabéns a toda a organização pela iniciativa e pelo trabalho.

Um comentário: